PRECES E PEDIDOS AOS ORIXÁS.
- estreladeoxala5
- 13 de jan. de 2016
- 2 min de leitura
Prece, adurá ou oração, é uma conversa com seu Orixá e pode ser representada por um pedido, agradecimento ou reconhecimento da bondade divina.
Geralmente, usamos a prece ou a oração para pedir, no entanto, nem sempre o que nos parece necessário é o que realmente convém à nossa felicidade. Inútil pedir ao Orixá abreviar as nossas provas, nos dar alegrias ou riquezas. Peçamos, antes, os bens mais preciosos da paciência, da compreensão, da resignação e da fé.
Há dois tipos de pessoas que não oram: as que não querem e as que não sabem.
As que não sabem, muitas vezes, rezam mecanicamente, algo decorado que aprenderam na infância. Não compreendem que o valor da prece está no sentimento e não nas palavras utilizadas. Não existe oração poderosa, milagrosa.
Então, por que as orações existem? Apenas como guias e roteiros para os que não conseguem, sozinhos, encontrar as palavras necessárias. Algumas pessoas sentem a necessidade de ter um texto para seguir.
Ao Orixá devemos nos dirigir com humildade e confiança. Isto é fundamental.
Sabemos que estaremos evoluindo, quando deixarmos de pedir por nós mesmos e, deixando o egoísmo de lado, pedirmos por nossos irmãos.
E quais, então, são as condições da prece? Orar em segredo, sem demasia, pois Deus estará lhe escutando e não será a quantidade de palavras mas, sim, a sinceridade com que foram ditas. Purificar o coração, buscando o perdão aos desafetos, despindo-se de mágoas e ressentimentos. Orar com humildade e não com orgulho.
Nosso Orixá ouve as nossas preces? Sim, as preces sinceras, humildes, e nos responderá através dos acontecimentos da vida, embora não do modo que pretendemos, nem no espaço de tempo que desejamos.
Às vezes, por desespero, queremos uma solução imediata e não percebemos que a resposta pode estar no próprio problema. Por exemplo, pedimos a cura para uma doença, sem nos apercebermos que a enfermidade pode ser necessária para a nossa cura espiritual.
O homem, geralmente, só vê o presente, mas se o sofrimento for útil para a sua felicidade futura ele virá ao seu encontro.
O que o Orixá lhe concederá será a coragem, a paciência, a compreensão e a resignação para enfrentá-lo. E, ainda, os meios para se livrar das dificuldades. O esforço, entretanto, será sempre nosso.
Precisamos transformar as preces em ação, trabalho, realização em favor da vida e do próximo.
Quando fizer a prece, recolha-se em seu coração. Faça silêncio e irá sentir a energia do Orixá atravessar a sua pele
Autoria: Eliane de Oliveira Mianni Motta

Comentários